segunda-feira, 25 de julho de 2022

Babylon Berlin

 

Rinelton Giordanio Fernandes


O inspetor de polícia Gereon Rath (Volker Bruch) é enviado até Berlim para investigar o paradeiro de um filme pornográfico com participação de políticos do alto escalão alemão. Nesse meio tempo, Gereon se envolve com Charlotte Ritter (Liv Lisa Fries), uma garota pobre que nas horas vagas sonha em ser policial. Em Berlim, Gereon logo se vê rodeado pelos excessos da efervescente cena cultural, social e política da cosmopolita e empobrecida capital da Alemanha do final dos anos 1920. Um período especialmente conturbado conhecido como República de Weimar. 

Babylon Berlin é uma adaptação da série de livros do escritor Volker Kutscher que explora elementos estéticos e narrativos ligados essencialmente ao gênero Noir ou Neo-noir. Uma espécie de crossover no estilo “Os Intocáveis encontram Agatha Christie na Alemanha pré-nazista”. 

A bela fotografia apoia-se nas cenas noturnas, nos tons de cinza e no contraste entre luz e sombra. Por se tratar de uma série de época ficamos atentos aos elementos históricos e vemos um cuidado primoroso com os elementos de figurino, locações e cenários. Esses elementos somados criam uma ambientação condizente e fiel ao período retratado. 

Para enfatizar a resolução das várias tramas interligadas, muitas vezes o diretor Tom Tykwer utiliza elementos de montagem clássicos como flashbacks para resolver intrigas e solucionar mistérios, dando o tom do suspense. 

Ao longo de 3 temporadas, o protagonista, Gereon Rath lida com seus próprios demônios pessoais: sentimentos de culpa, estresse pós-traumático e dependência química; e como se não bastasse, ao longo da série, Gereon e Charlotte irão se relacionar com as mais ambíguas figuras, além de enfrentar os perigos do submundo de Berlim: Assassinatos e chantagens políticas, carregamentos de gases tóxicos, barras de ouro que financiam contra-revoluções, o “crash” da bolsa de Nova York, produções de cinema expressionistas e a ascensão do nazi-fascismo na Alemanha são alguns deles. 

Babylon Berlin não se resume apenas a um Thriller policial, há doses de romance, drama e ação que caem como uma luva na tentativa de compreensão do atual cenário político nacional e internacional. Historicamente falando, a série nos leva a compreender como um regime político liberal democrático e de imprensa livre, aos poucos foi cedendo espaço à ideologia que posteriormente ficou conhecida como nazi-fascismo.

BABYLON Berlin. Direção: Tom Tykwer. EUA, Alemanha: 2017. Série exibida pela Globoplay. Acesso em 15 Jul. 2022. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário