Diogo Bertolin
A obra que trouxe ao Brasil, o seu primeiro Oscar de melhor filme internacional conta a história da família Paiva, moradores do Rio de Janeiro nos anos 70, período da ditadura no país trazendo destaque para Eunice Paiva, que teve que lidar com o “sumiço do marido” e seguir sua vida lutando por justiça, cuidando de sua família sozinha.
A família Paiva, vivia na medida do possível bem durante a ditadura militar, Rubens e Eunice tentavam ao máximo fazer com que seus filhos sentissem o mínimo possível desse período tão cruel. O que a esposa e os filhos não imaginavam era que Rubens junto de alguns amigos ajudavam pessoas presas pela ditadura a manterem contato com suas famílias, fazendo a entrega de cartas para os familiares sem que os militares soubessem.
Mas essa atitude tão nobre e importante de Rubens, chegou aos militares que o levaram a princípio para um depoimento, porém foram se passando dias, semanas e Eunice cada vez mais aflita sem o retorno do marido, depois de muita procura por respostas a notícia infelizmente chegou da morte de Rubens Paiva. A partir desse momento, a obra traz toda a luta e força de Eunice Paiva, para criar os filhos nesse período e sempre manter o legado de Rubens vivo.
O filme, é inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva que é filho do casal, o longa tem características marcantes com uma narrativa sensível, por se tratar de um acontecimento que causou grandes traumas em muitas famílias por todo o Brasil e ele conseguiu trazer esses momentos chocantes de prisões e torturas sem precisar mostrar imagens explícitas das torturas, por exemplo. Mas o momento é sentido pelo espectador no destaque do sofrimento e na dor dos familiares.
A obra tem uma excelente filmagem porque diversifica muito bem momentos com planos fixos e a câmera na mão para trazer dinamicidade e imersão para o telespectador acompanhar a movimentação dos atores. O figurino condizente com o período dos anos 70 e traz uma dualidade na história muito importante entre a beleza do Rio de Janeiro e a tristeza dos acontecimentos da ditadura, como exemplo momentos que a família estava na praia com destaque para as belezas naturais, contudo sobrevoava o céu helicópteros dos militares observando o local.
São por aspectos como esse e pela excelente atuação de Fernanda Torres e Selton Mello, que interpretaram com excelência Rubens e Eunice trazendo o telespectador para dentro da história, por isso, a obra foi e com razão muito bem premiada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário