quarta-feira, 2 de julho de 2025

Stranger Things

 


Taysa Pereira da Silva

A primeira temporada de Stranger Things foi lançada em 2016 pela Netflix e se tornou um enorme sucesso comercial. Criada pelos irmãos Duffer, a série combina ficção científica, terror e a nostalgia dos anos 80, que se mostra super importante para a história.

A trama inicia-se em 06 de Novembro de 1983, na pacata cidade de Hawkins, Indiana, onde ocorreu o misterioso desaparecimento de Will Byers. Ao mesmo tempo de seu desaparecimento, uma garota chamada Eleven escapa de um laboratório e é encontrada pelos amigos de Will (Mike, Lucas e Dustin). Eleven se mostrará uma peça fundamental para o desenrolar da trama e muitos segredos serão revelados.

Entretanto, a história vai além do desaparecimento de Will, pois outras situações ocorrem em paralelo. A série aborda o drama enfrentado por Jim Hopper, delegado da polícia local de Hawkins, que está lidando com traumas do passado. Além do triângulo amoroso entre Nancy, Jonathan Byers e Steven Harrington, e o misterioso laboratório de pesquisas liderado pelo Dr. Brenner. Mesmo assim, o desenrolar dos acontecimentos levam esses personagens a se envolverem na trama principal.

Logo, a série não deixa pontas soltas.

Stranger Things conta com um elenco de peso, entre eles os já experientes David Harbour e Winona Ryder. Mas, o elenco infantil e adolescente se destaca, tendo um papel fundamental na trama.

A série apresenta alguns clichês narrativos do gênero do terror e ficção científica, como por exemplo o cientista malvado. Mesmo assim, os personagens são bem desenvolvidos durante os episódios.O roteiro bem trabalhado consegue atrair a atenção do telespectador e atiçar sua curiosidade sobre os estranhos eventos na cidade de Hawkins, e isso é um dos pontos principais da série. Além do desaparecimento de Will, mais histórias surgem ao longo dos 08 episódios, levando ao questionamento da relação dessas tramas com o evento principal. Todos os diferentes eventos são trabalhados de forma paralela na série, onde acompanhamos diferentes personagens investigando por conta própria cada nova informação. Por conta disso, o espectador presencia os pontos de vista de todos os grupos, conseguindo obter informações valiosas de cada personagem. Logo, cria-se uma ansiedade no espectador ao acompanhar uma cena em que a informação conseguida anteriormente seria importante, mas o personagem ainda não sabe. Um exemplo dessas cenas ocorre no 04 episódio, em que o delegado Hopper vai ao necrotério investigar o corpo encontrado de Will.

Descobrimos junto ao delegado que aquilo trata-se de um corpo falso, plantado para encobrir os segredos do laboratório. Nas cenas seguintes em que são mostrados os amigos de Will inconformados com a possível perda, cria-se uma ansiedade para que eles descubram logo a verdade.

No geral, a série trata sobre a importância da amizade, a inocência da infância e até onde a ganância por poder leva o ser humano. Faz repensar sobre o medo pelo desconhecido e como este sentimento pode nos levar a ignorar acontecimentos importantes em nossa volta, para vivermos em uma bolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário