Resenha do filme
“O retrato de Dorian Gray”
Ana Lívia Pinheiro de Morais
Dorian Gray é um jovem humilde, que acaba de ingressar na alta sociedade inglesa. Por sua beleza fora do normal e uma personalidade doce, gentil e amável, ele torna-se a inspiração do pintor Basil Hallward, que o imortaliza em uma pintura a qual considera sua obra prima.
De início Dorian é apenas um jovem de 18 anos não consciente de seu efeito sob as pessoas, até se deparar com a obra de seu amigo Basil. Dorian fica absolutamente surpreendido com tamanha formosura e começa a se martirizar ao se dar conta de que a beleza daquela pintura irá perdurar séculos enquanto ele ficará velho e enrugado antes de morrer.
Tanta adoração de Brasil à Dorian desperta a atenção de Henry que decide conhecê-lo e os dois começam uma amizade. Após seu quadro e sua amizade com Henry o rumo de Dorian se transformará completamente. A relação com Henry é o que lhe guia a seu prazer e também a sua ruína.
Observar as transformações de Dorian é uma experiência magnífica, vemos aquele rapaz jovem e inocente ouvindo as adorações de seu pintor, inicialmente Dorian com pouco a oferecer além da beleza se transforma em algo complexo e absolutamente indecifrável.
“O retrato de Dorian Gray” narra três personagens e relações absolutamente inquietantes, faz críticas à adoração da beleza presente na sociedade aristocrática, onde os belos rostos passeavam sorridentes pela rua enquanto as almas podres e envelhecidas permaneciam trancadas em quartos escuros, e também às más influências, onde um jovem bonito entra em absoluta degradação moral ao entrar em contato com os não-belos. Embora esse filme se passe num período histórico diferente, nos mostra que tais críticas são perfeitamente pertinentes à sociedade atual, tornando-a não apenas uma obra de arte primorosa, mas uma crítica social ainda relevante.
O filme me levou para o campo da reflexão, sobre até que ponto a consciência, e os valores de certo e errado podem influenciar na conduta do ser humano, levando para uma importante questão, o que é mais importante na sociedade o status ou o caráter?
Assista em: https://youtu.be/DgG1X-onBfc
Nenhum comentário:
Postar um comentário