segunda-feira, 18 de novembro de 2019

jornalismo visto pela cinema 1

RESENHA (Filme The Post)

Marcelo F. do Nascimento

O filme The Post, com roteiro de William Goldman e estrelado pelos talentosos Robert Redford Dustin Hoffman retrata o trabalho jornalístico investigativo e as dificuldades e riscos enfrentados pelos jornalistas quando do envolvimento de figuras políticas e instituições.
    
A trama, baseada em fatos reais mostra a derrocada do governo Americano, na figura do então presidente Richard Nixon, iniciada depois de que informações secretas do governo foram obtidas por Robert Woodward e Carl Bernstein,  uma dupla de jornalistas investigativos que trabalhava para o jornal Washington Post.. Iniciou-se a partir dai através do trabalho jornalístico investigativo a descoberta de uma trama inimaginável existente nos bastidores do governo que ia da espionagem a lavagem de dinheiro.

Apesar das sanções impostas pelo governo americano e as dificuldades enfrentadas pela dupla de jornalistas, eles conseguem levar ao conhecimento do público fatos que colocaram em discussão de como são tratados os assuntos de governo e a verdade factual na solução de um caso extremamente polêmico e obscuro.

O filme nos remete as nuances do cenário político brasileiro atual, onde apresenta situações assemelhadas dentro de um contexto ligado diretamente a última eleição presidencial, a partir da divulgação de conversas interceptadas que revelam o envolvimento de um ex-juiz e um membro do ministério Público Federal, que mostra uma suposta trama para desestabilizar a candidatura de um dos concorrentes, que se mantida, poderia dar uma configuração totalmente diferente ao cenário hoje existente.

A trama revelada através das conversações envolvendo os dois membros do sistema judiciário, fez com que se levantassem dúvidas se houve ou não um plano orquestrado por um sistema político que visava à ascensão ao poder e que utilizou mecanismos bastante contundentes para atingir seu objetivo.

De fato, o que se pode ter por certeza é que a imprensa sempre estará presente e atuante para que a democracia seja preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário