quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Pinóquio

 

Mentiras tem pernas curtas

Rayssa Beatriz Bezerra Monteiro

    O drama Pinóquio, veiculado pela emissora SBS entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, reúne novamente a roteirista Park Hye-ryun, o diretor Jo Soo-won, e o ator Lee Jong Suk, que trabalharam juntos um ano antes no drama I can hear your voice, o elenco principal também conta com a atriz Park Shin Hye.

    O drama gira em torno de Choi In-ha (Park Shin Hye), uma menina que sonha em ser repórter mas sofre com a doença de Pinóquio, que faz ela soluçar sempre que conta uma mentira, e que por isso é sempre rejeitada nas entrevistas de emprego para os jornais, e também traz a história de Ki Ha-Myung (Lee Jong Suk), cujo o pai que é bombeiro desapareceu em um incêndio que matou toda a sua equipe, e sua mãe se suicidou depois do desaparecimento do esposo, que foi acusado por uma jornalista de ser o culpado da morte de sua equipe e ter fugido. Ha-Myung é separado do irmão e acaba indo parar numa ilha, onde é adotado por um velho que acha que ele é seu filho perdido no mar há 30 anos, Choi Dal-po.

    Com a nova família, Ha-Myung vira irmão do pai de In-ha, um homem que volta a morar com o pai depois de se divorciar da esposa, que é justamente a repórter que acusou o pai biológico de Ha-Myung.

O drama Pinóquio não se distancia da nossa realidade, abordando a corrupção e a forma como a mídia influencia a opinião pública, de forma positiva e negativa, a narrativa é assertiva em mostrar as dificuldades que alguém que não pode mentir, enfrenta por querer ser jornalista, levantando a questão, se o jornalismo é um espelho da verdade, porque um jornalista precisa mentir?

A doença de In-Ha foi inspirada no personagem dos contos de fadas, Pinóquio, porém diferente do menino cujo o nariz cresce ao mentir, In-Ha soluçava se falasse uma mentira, ou se ficasse calada em meio a um assunto que não concordava, e os soluços só paravam caso ela falasse a verdade, porém com o desenrolar da trama, podemos entender que nem toda verdade é absoluta e que o alguém acha ser verdade, pode ser apenas uma interpretação diferente.

O drama cheio de reviravoltas, mostra a luta dos personagens principais que ao conseguirem virar repórteres, tentam limpar o nome do pai de Ha-Myung, e desmascarar um esquema de corrupção por trás de um dos maiores jornais da Coreia. 

É também importante ressaltar que o drama foi lançando em um ano marcado por uma das piores tragédias da Coreia do Sul, o naufrágio da balsa Sewol, que apesar de não ter ligação direta com o enredo do drama, foi apontado que uma das causas do acidente, foi a corrupção de órgãos de fiscalização. Pinóquio discute a negligência e a corrupção de grandes corporações, em meio a uma Coreia fragilizada por esse mal.

O drama nos apresenta In-Ha e Ha-Myung, dois protagonistas diferentes, com problemas diferentes, indo contra um sistema corrupto e opressor, tendo que abrir mão até mesmo da própria família, para se manterem fiéis a verdade e fazer justiça, enquanto encontram um no outro o apoio necessário para enfrentar esses obstáculos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário