quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Restaurante Universitário reduz desperdício de alimentos em 25%


O Brasil é um dos 10 países que mais descartam alimentos no mundo. Por dia nós jogamos fora 41 mil toneladas de alimentos, o que seria necessário para alimentar 25 milhões de pessoas por um dia. Quando olhamos o contexto anual, a situação é mais alarmante: Jogamos no lixo 15 milhões de toneladas de alimentos em condições de consumo, quantidade suficiente para alimentar toda a população brasileira por 47 dias. Na UFRN a situação não é diferente e um projeto busca conscientizar os estudantes e demais usuários do Restaurante Universitário sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos no almoço e no jantar.

O desperdício de alimentos vem sendo abordado através de uma campanha no Restaurante Universitário da UFRN. Fotos e mensagens espalhadas no restaurante mostram o desperdício diário e levam os comensais a refletirem sobre a quantidade de comida que é colocada nos pratos. As Nutricionistas Rosa de Sá e Alba Katarina de Carvalho falam sobre esta iniciativa: “Colocam o peso diariamente do que vai para o lixo para se ter noção de quantos comensais seriam servidos com aquela quantidade de comida que é a sobra do indivíduo. 

Colocaram cartazes e mensagens nas mesas de impacto como „você vai comer tudo que está no seu prato hoje?‟ para que reflitam se é o suficiente para se alimentar.”

O projeto foi criado pela Nutricionista Daniele de Souza e já rende uma economia média de 95 quilos diariamente, somando o almoço e o jantar.
Outra estratégia utilizada na campanha é a divulgação do peso em tempo real para que todos possam acompanhar como está a diminuição do desperdício: “Pesam o lixo e colocam a balança do lado de fora, a copa de lavagem dos utensílios para verem o peso real em tempo real, diminuiu depois da campanha que vem sendo feita a dois meses”. Desta forma os comensais podem verificar como está o andamento no momento que estão deixando seus pratos na copa.

Um dos problemas encontrados é a manutenção da atitude positiva quando se encerram campanhas como estas e as nutricionistas são conscientes: “A maior dificuldade é a conscientização. Foi feita uma campanha antes mas não com a mesma intensidade, durante a campanha tinha redução, quando parava voltava o desperdício, como se as pessoas se esquecessem”.


A mudança real ainda depende de conhecimento e de conscientização de todos nós. O alimento que vai para o lixo hoje poderá fazer falta, então sirva-se apenas do suficiente.

Reportagem:Ayano Alves, Eliud Tavares e Fernandes Barbosa Filho
Redação:Rafaella de Lima e Thiago Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário