quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

HACKS


 O CONFLITO GERACIONAL E AS MULHERES NA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO

RODRIGO COLLINETTI FIORIN 

Partindo de uma premissa simples, mas cujos desdobramentos envolvem o espectador à medida que a narrativa avança, Hacks (EUA, 2021), série de comédia original do serviço de streaming HBO MAX, é um exemplo contemporâneo do quão possível é fazer humor de forma inteligente, atualizada e extremamente engraçada. A série traz a veterana da comédia Deborah Vance (brilhantemente interpretada pela também veterana Jean Smart, num papel que finalmente reconhece sua força e grandeza) em um dilema. Seu espetáculo de comédia fixo em um hotel de Las Vegas está ameaçado em virtude da necessidade dos proprietários em limpar a agenda do local para encaixar atrações mais contemporâneas, haja vista que o humor de Deborah é tido como datado. Por essa razão, seu empresário Jimmy (Paul W. Downs) lhe sugere a contratação de uma aspirante da comédia, sua também cliente Ava Daniels (papel de Hannah Einbinder, igualmente brilhante em cena). Ava, por sua vez, está sofrendo as consequências de um “cancelamento” sofrido na internet em virtude de uma piada feita com o filho de um congressista e assistindo seus sonhos como escritora de comédia ruírem aos poucos.

O primeiro encontro das duas, no entanto, é desastroso. O choque inicial entre elas é, antes de mais nada, geracional. Deborah acha Ava insolente, inexperiente e sem referências, enquanto Ava acha Deborah rude, datada e arrogante. E o que tinha tudo para dar errado, contudo, se torna paulatinamente a redenção de ambas.

A série explora a problemática dinâmica da relação entre as duas ao passo em que apresenta, aos poucos, suas reais motivações e as causas de suas atuais posturas. Embora Deborah seja a chefe imediata de Ava, o que a coloca numa posição hipossuficiente diante da veterana, os roteiristas exploram perfeitamente o mutualismo fundamental da relação delas, tornando claro o quão dependentes elas são uma da outra.

Atravessando temas espinhosos e denunciando o machismo na indústria cultural de modo inteligente, ao mostrar como funcionava a indústria na juventude de Deborah e como pouca coisa mudou desde então, muito embora ela possua uma carreira extremamente próspera e consolidada, a série acerta ao não se apoiar em maniqueísmos baratos, deixando claro que nada na vida é “preto no branco”, mas sim uma escala de cinza, com minúcias e especificidades, pois ninguém é de integralmente mau ou totalmente bom.

O ponto alto da série é a maneira como o conflito geracional entre as protagonistas é explorado dentro do desenvolvimento da relação delas. A química entre as duas atrizes salta aos olhos até do espectador mais distraído e a maneira como a construção das personagens é feita faz com que o público as entenda e se identifique com elas. Ao passo em que a dinâmica da relação progride, não há quem não torça pela amizade das protagonistas e a solidificação do afeto entre elas.

Filmada em câmera única, a cinematografia é muito bem construída e de uma elegância ímpar, com longos takes externos, gravados no deserto de Las Vegas, a série consegue transmitir a repulsa que certos personagens sentem pela cidade, embora esta seja visualmente agradável. A trilha sonora e a edição de som são outros grandes acertos da produção.

Aclamada tanto pelo público quanto pela crítica, a série foi reconhecida como Melhor Série de Comédia no Globo de Ouro de 2021 e rendeu um Emmy e um Globo de Ouro de melhor atriz para Jean Smart, além de indicações em ambos os prêmios na mesma categoria para Hannah Einbinder.

Felizmente renovada para mais uma temporada, a série trata de temas contemporâneos como o ageísmo, o machismo, o abuso de substâncias químicas e até mesmo suicídio de forma leve e extremamente inteligente. Graças ao roteiro afiado dos criadores Lucia Aniello, Paul W. Downs e Jen Statsky, que explora o conflito geracional entre as duas protagonistas de forma majestosa, Hacks é um grande acerto dentro do catálogo da HBO MAX e uma série obrigatória para quem gosta de entretenimento de qualidade, com atuações impecáveis, texto ágil e humor inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário