sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Incubadora DoSol


Um sopro de novidade para todos os amantes da boa música potiguar!

Por: Antônio Marcos, Mariana Marques, Emanoel Victor, Thiago Barros, José Rangel e João Cornélio

Em Natal, tem surgido há alguns anos uma onda de novos projetos musicais independentes. A cidade dos reis magos vem lançando constantemente novas bandas e artistas autorais. A cena que antes era tomada pelos mesmos artistas participando de projetos diferentes, agora tem dado espaço para novos nomes e estilos, com isso, tem agregado também novos públicos. Esse movimento tem ocorrido graças à incubadora DoSol.

Responsável pelo impulsionamento de novos grupos musicais, a Incubadora é um dos muitos projetos do combo cultural DoSol de incentivo à cena potiguar. À frente do projeto estão Ana Morena e Anderson Foca, um casal que, unidos pela paixão à música, criaram esse combo cultural, que desde 2001 vem contribuindo com a cultura local.

O material e a estrutura física foram se desenvolvendo a partir do momento em que o casal decidiu gravar um disco, mas o alto custo para terceirizar esse serviço acabou fazendo com que eles resolvessem gravar por conta própria. Compraram o equipamento e na garra aprenderam a gravar. Com equipamento em mãos, o DoSol começou a tomar forma, tendo um estúdio para ensaios e gravações. Após 10 anos do início do projeto, com bastante bagagem acumulada, o casal decidiu compartilhar os conhecimentos adquiridos e contribuir com a comunidade. Aí nasceu a incubadora.

Desde sua fundação, muitas bandas já passaram pelo projeto. Uma delas é a Luaz. Em entrevista com a vocalista do grupo, ela conta: “A Incubadora foi, digamos, o combustível para tudo o que nós fizemos. Sem esse projeto, nada disso teria acontecido, ou pelo menos, não teria acontecido de forma tão maravilhosa. O Dosol mediou todo o processo de metamorfose entre o sair do casulo e virar uma borboleta.”

Além de dar o suporte para a produção do primeiro disco da banda, essa que tem pouco mais de um ano, a incubadora proporcionou à Luaz o lançamento do seu álbum no Circuito Cultural da Ribeira. Pouco depois disso, a banda teve a oportunidade de se apresentar no Festival DoSol 2018. “A experiência - de tocar no festival - foi indescritível... Trocar ideias com outros artistas, curtir shows fantásticos, estar pertinho da praia, com aquela vibe reenergizante, tocar pra uma galera super receptiva e afim de curtir o show, conhecer pessoas incríveis que fizeram daquela noite única... em uma frase: Queremos de novo!”, conta a vocalista da banda.

Em uma cidade onde a cena cultural é pouco vista e valorizada, a Incubadora DoSol chegou como um sopro de novidade para todos os amantes da boa música potiguar. Seja ela rock, reggae, pop ou qualquer outro estilo, aqui, o importante é oferecer a oportunidade, colocar nossa música em evidência dando a bandas locais todo o suporte necessário para que elas consigam alcançar novos públicos e possam caminhar com suas próprias pernas. Luaz, Soul Rebel, Joseph Little Drop e a inexistente Potyguara Bardô – ganhadora do prêmio revelação Hangar 2018, onde concorria ao lado da SoulRebel – já podem colher os frutos dessa nova fase e estão prontos para os seus próximos voos. E a incubadora seguirá soprando as novidades até que esse sopro se torne em um vendaval de cultura e música potiguar da melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário