quinta-feira, 21 de junho de 2018

Me engana que eu gosto



COPA DO MUNDO 2018:
AMOR PELA PÁTRIA OU POLÍTICA DO PÃO E CIRCO?

O início do maior campeonato de futebol mundial traz à tona, como em todas as suas edições, uma antiga discussão acerca do papel da população diante dos espetáculos proporcionados pela grande mídia. O debate consolida-se dividindo a sociedade em dois segmentos: aqueles que apoiam e se envolvem de corpo e alma na torcida em prol da seleção e aqueles que protestam contra o descaso político em que o Brasil se encontra. Descaso esse que, segundo essas pessoas, é esquecido no período do evento.

Para Bráulia Oliveira, 48, apesar de considerar radicais alguns posicionamentos da oposição, a política do pão e circo é sim uma realidade. A professora mesmo declarando-se uma apaixonada pelo seu país relata que é inevitável perceber o quanto durante esse período pouco se discute os problemas políticos tão evidentes e graves, a impressão que se tem é de que o evento varre para debaixo do tapete muitas questões sociais: “A população é entretida e os governantes continuam levando vantagem às custas da população” finaliza.

Já Emanoel Gomes, 37, afirma que mesmo sem a copa o cenário continua o mesmo: “Os brasileiros não parar pra acompanha-la não seria a solução para nosso país. O futebol é para diversão, um dos poucos motivos que temos de distração no cenário atual”. Além disso, vale ressaltar que, só acontece a cada quatro anos e nesse meio tempo nada muda e nem melhora, não se deve culpar o maior evento do mundo pelo nosso comodismo político. Podemos tranquilamente torcer pela seleção brasileira e ficarmos indignado com a política, uma coisa não anula a outra.

Em época de copa os críticos aparecem aos montes, mas por que isso é atribuído à copa se ela só acontece de quatro em quatro anos. O povo não é mais tão alienado quanto eram nas décadas passadas, e a velha política do pão e circo ficou para trás. Então, assista a copa sem culpa. Torça e vibre. Curta o fascínio que esse esporte tão espetacular pode nos causar. Se a copa é pão e circo somos uns padeiros malabaristas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário