quarta-feira, 20 de junho de 2018

Lampions Natal


Competição reúne atletas amadores em Natal

A Lampions Natal foi criada com o objetivo de valorizar as equipes amadoras da capital potiguar

Por André Medeiros e Cássio Paiva

Criada como uma maneira de formalizar os jogos, pelo fato de possuir formato de amistosos, a Lampions Natal conta com muitas equipes da capital. “O jogo amistoso não tinha valor, disputa, espírito de competição. O torneio trouxe tudo isso, além da premiação em dinheiro e parcerias novas, nos conta João Lucas, 21 anos, estudante de educação física e um dos representantes da comissão do torneio.

O campeonato conta com o apoio de dois patrocinadores, tal qual são eles a Ação Camisetas, que fornece material esportivo para a maioria das equipes do torneio, e a loja de artigos esportivos Gol Mania oferece as bolas para a competição e ambas oferecem desconto para quem é atleta inscrito na Lampions.

Iniciando em 2016 com a participação de 10 times, foi se atribuindo um valor muito importante com o passar dos anos, criando uma maior credibilidade, onde novas equipes foram aderindo à Lampions Natal. Em 2017 foram 22 equipes e, em 2018, já são 24 na primeira divisão e 16 na segunda. Vale lembrar que é o primeiro ano que há a disputa da Série B no campeonato.

A comissão do torneio conta com uma equipe de pessoas de diferentes áreas de atuação profissionais, onde há responsáveis pelas divulgações nas redes sociais, há advogados para caso o caso de se fazer necessário (questão dos direitos do torneio), pois “Lampions Natal” é um nome deles, há designer gráfico (responsável pelas edições e postagens das fotos), educadores físicos que ficam responsáveis pela parte esportiva, de estar presente na competição. A mesma conta também com um grande número de árbitros da Federação, pois para eles é importante valorizar quem estuda. “Somos também a competição que melhor remunera os árbitros”, relata João Lucas.

Estudante de Educação Física, João Lucas é um dos responsáveis pela competição.  (Foto: André Medeiros)



Todos os jogos do torneio são disputados no bairro de Neópolis, no campo da Arena Moura, que é propriedade do ex-jogador Moura, ídolo do América de Natal. Rafinha Potiguar, hoje no ABC, foi revelado na Lampions. Ele possui seu time, o Nacional, que joga a pré-Lampions (seletiva para tentar o acesso à competição). A seletiva é realizada em dezembro e dá acesso à série B. É uma promoção. Há um custo para disputar o campeonato, pois pagam contrato formal com a Arena, e os árbitros são remunerados.



As partidas do torneio são disputadas na Arena Moura, do ex-jogador do América. (Foto: Cássio Paiva)


São feitas transmissões ao vivo das partidas pelo Facebook, onde ele narra, filma e comenta os jogos desde 2016. “Aos poucos estamos tentando evoluir para melhorar a transmissão do melhor jeito possível para os fãs da competição”, conta João.

O ala Alisson, apelidado de Rebolado, joga a primeira divisão da competição pela equipe do Objetivo. Alisson, que tem 23 anos, é técnico em manutenção de celular com loja própria no bairro do Alecrim. Ele, que entraria em campo naquela noite, comentou que há um salto na organização e diz que a Lampions é bem disputada. O mesmo joga também nas competições de futebol de 7 de nome Estadual e Metropolitano pela equipe do Tavernas. Ele conta que o time do Objetivo surgiu no JERN’s em várias categorias.

Nossa equipe de reportagem com o atleta Alisson. (Foto: André Medeiros e Cássio Paiva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário