quarta-feira, 20 de junho de 2018

Galeria Conviv'art


Galeria de artes da UFRN expõe artistas da região

Com o intuito de dar maior visibilidade às obras dos alunos e artistas locais a universidade realiza cerca de dez exposições anuais

Por Aimmee Araújo, Isabelly Queiroz, Lidiane Andrade e Mariana Batista

A Galeria Conviv'art foi criada no início dos anos 80 com o intuito inicial de dar visibilidade às obras dos alunos do departamento de Artes. Localizada no centro de convivência da UFRN, o espaço pertence ao núcleo de arte e cultura da universidade, desde o ano 2000, vem se modificando e trabalhando com um edital público que permite exposições não apenas de estudantes, mas também de artistas da região.

O espaço recebe anualmente, em média, cerca de dez exposições selecionadas, segundo critérios de edital. Todas as propostas são avaliadas por uma comissão instituída pela Direção do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN - NAC, com a participação de membros reconhecidos por sua competência técnica na área de artes visuais. Segundo a coordenadora da galeria, Eliote Alencar, “Com o edital público é uma maneira mais simples de democratizar o espaço”.

A Coordenadora conta que recebe no máximo cerca de 500 pessoas por mês, e diz “Isso não representa nem 0,2% da nossa população universitária”. A maioria desses visitantes são de cursos como Artes Visuais, Turismo, Produção Cultural e Eventos do IFRN e da UFRN, sendo Design e Artes Visuais os mais frequentes, porém Eliote sente carência na participação de estudantes dos demais cursos da universidade.

A exposição mais recente da galeria foi da natalense Ana Rique. Ex-aluna da universidade, que diz expor na Conviv'art é uma de suas realizações como artista natalense: “Esta é minha segunda exposição individual [na galeria], é um reconhecimento como artista”, conta.

Com a exposição intitulada “Um olhar sobre outros olhares “, Ana Rique diz que a ideia para tal surgiu a partir de pesquisas sobre artistas que fizeram muitas releituras e do trabalho realizado em sala de aula junto com seus alunos. “Você cria a partir de outros olhares sem perder sua essência”, explica.

Misturando técnicas como a aquarela , tinta acrílica, recorte e colagem, a artista arrisca em discreto bordado em alguns trabalhos. Ela também conta que usa como referência para seus quadros artistas que admira bastante como Cézanne, o primeiro, as suas naturezas mortas e principalmente as maçãs, Matisse, Picasso, Braque e Morandi.

A exposição da artista Ana Rique ocorre até o dia 15 de junho na galeria e a coordenadora, Eliote Alencar, já convida todos os docentes, discentes, técnicos e a comunidade em geral para a próxima exposição, que será em comemoração aos 60 anos da UFRN, marcada para o dia 22 do mesmo mês.

Quadro de Ana Rique, “Buquê de flores no jarro e maçãs”; Técnica mista; 80x80 cm. | Foto: Mariana Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário