sexta-feira, 22 de novembro de 2019

O jornalismo visto pelo cinema 4


Resenha do Filme: A Montanha dos Sete Abutres (WILDER, Billy; 1951) 


Maurílio Pinto de Medeiros Neto

Lançado nos Estados Unidos, o filme “A Montanha dos Sete Abutres” se constitui um primoroso trabalho acerca do universo jornalístico. A obra expõe o quão parcial e antiético um jornalista pode ser. O protagonista Charles Tatum, interpretado brilhantemente por Kirk Douglas, revela-se um profissional ambicioso o qual não apresenta compromisso com a veracidade dos fatos, mas sim com o futuro sucesso da pauta. Pôde-se notar, portanto, a atemporalidade da obra, visto que as questões expostas continuam a se perpetuar em nossa sociedade.
Leo Minosa, o dono de um posto de gasolina, fica soterrado em uma caverna da “montanha dos sete abutres”, a qual servira de tumba a antepassados indígenas. Diante disso, Tatum arma espetaculariza o fato, chantageando autoridades locais e retardando em dias um resgate que poderia ser feito em poucas horas. Demonstra-se, pois, a negligência quanto à ética no labor desse profissional. 
O filme se revela um exemplo acerca da produção de fatos no mundo jornalístico. Quando Tatum chantageia o xerife, que por sua vez chantageia o engenheiro responsável pelo resgate para que use o método mais demorado no salvamento de Leo, está, simplesmente, pensando no rendimento de sua história. Utilizando-se do pequeno jornal em que escreve, Tatum controla e envolve desde a inescrupulosa mulher de Leo até o xerife ambicioso preocupado com a reeleição.
É também um bom exemplo de como o público pode reagir frente a situações de extrema comoção, especialmente quando veiculadas à exaustão pela mídia. À medida em que o fato ganhava importância, mais as pessoas se aglomeravam ao redor da montanha nos dias subseqüentes. Com isso, Billy Wilder percebe o processo de aproximação do público em relação à celebridade, no caso o homem preso na caverna. O público se sente próximo de Minosa. 
O lucro que surge do comércio e da publicidade da situação também são expostos. Há a instalação de um parque de diversões próximo à montanha. A cidade de Escudero, antes pacata, transforma-se em um centro de atração nacional. A trama de Tatum começa a originar frutos e a sua determinação torna-se ainda mais forte em produzir maiores efeitos à cena. Para conseguir tais efeitos, Tatum mostra-se disposto a fazer um pacto com o xerife da cidade e com Lorrane. A atoridade policial propõe a garantia de respaldo político em sua reeleição por meio de matérias que o tornassem “herói”, pois a sua reputação era marcada pela corrupção. Em troca, este garantiria a sua exclusividade na cobertura do acidente, impedindo que outros jornalistas tivessem acesso à vítima.  
           Tatum e o xerife aconselham o engenheiro responsável pela operação a buscar uma forma mais demorada de salvar Minosa. A equipe de salvamento começa a utilizar técnicas que possam oferecer o tempo necessário para que o jornalista engrandeça a matéria. No entanto, Minosa adoece e começa a mostrar que não resistirá ao tempo imposto e planejado por Tatum para que ele se mantivesse vivo. Tatum começa a perceber que a situação foge ao seu controle e tenta salvar de qualquer maneira a vida de Minosa.
           Uma reviravolta na cabeça de Tatum passa a entrar em cena: a ética, deixada de lado devido a motivações sensacionalistas, começa a perturbar a consciência do repórter. Após o falecimento de Minosa, O destino do jornalista se mostra trágico. Tomado pela ambição e pelo sensacionalismo, perdeu seus princípios humanos. “O que você acha de ganhar mil dólares por dia? Eu valho mil por dia… Pode ficar comigo por nada!” – esta foi a última conclusão de Charles Tatum, jornalista decadente, sendo derrubado pelos vícios inescrupulosos de maquiar a realidade segundo a sua própria vontade.
         Percebe-se, enfim, a temporalidade do primoroso trabalho do diretor austríaco acerca do universo jornalístico. As questões expostas pelo obra continuam a se perpetuar na sociedade atual, possibilitando ao espectador a compreensão da produção de notícias e do cotidiano do mundo jornalístico. Conta ainda com brilhantes atuações que renderam importantes premiações do cinema mundial.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário