segunda-feira, 25 de novembro de 2019

canções poéticas brasileiras

PALAVRA (EN)CANTADA

Manuela Ferreira de Lima

Palavra (En)Cantada, documentário dirigido e co-roteirizado por Helena Solberg, traz a singularidade e a audácia de um tema admirável: as relações entre a música popular brasileira, a poesia e a literatura.

Através de declarações de nomes como Adriana Calcanhoto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, Chico Buarque, Férrez, Jorge Mautner, Lenine, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom zé, Zélia Ducan, entre outros, o documentário trata da excelência da produção musical popular como uma extensão sonora da nossa forte tradição oral de contar histórias.

Em Palavra (En)Cantada discute-se o limite entre música e poesia e o momento que essas artes se (con)fundem e formam uma unidade. Além disso, o filme aborda a variedade que a nossa língua oferece e a diversidade de canções/poesias que com ela se pode formar. O documentário destaca os movimentos Bossa Nova e Tropicália, os quais revolucionaram a maneira de trabalhar as palavras e o som.  

Ademais, discorre sobre o tema com leveza e fluidez, oferecendo ao espectador agradáveis momentos de música e poesia, protagonizados pelos artistas anteriormente mencionados, e imagens grandiosamente belas, como a encenação da peça Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto, no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, em 1966, e cenas raras de Dorival Caymmi cantando O Mar, nos anos 40.

Palavra (En)Cantada, filme premiado como Melhor Direção de Longa Documentário do Festival do Rio 2008, por vezes parece tratar da temática de maneira muito erudita, mas ao evidenciar Tom Zé dizer que antigamente a música entrava pelos ouvidos e hoje, graças aos poderosos sistemas de som dos automóveis, “ela entra pela bunda”, se torna descontraído e desprendido de ser pretensioso.

Mais uma vez, Helena Solberg acerta na escolha de uma temática para documentário, ela foi dos poetas provençais aos cantores de rap, costurando uma narrativa magnífica com depoimentos e cenas memoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário