quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Bom dia

 

Maria Fernanda de Melo

Na moderna cidade de São Paulo do século XXI, Verônica Torres (Tainá Muller) – escrivã em uma delegacia de homicídios – é testemunha de um suicídio que, mais tarde, apresenta similaridades com casos de abusos sexuais em aberto. Verônica, que possui o instinto de investigadora, começa a analisar esses e outros casos que estavam arquivados.

Em paralelo, a realidade de Janete (Camila Morgado), dona de casa e esposa do tenente-coronel Claudio Antunes Brandão (Eduardo Moscovis), é aterrorizante. Brandão, além de bater nela, é um serial killer que sequestra jovens, e as tortura e executa. Isso tudo, obrigando sua esposa a participar dos crimes.

Por meio de um telejornal, Janete encontra Verônica, e ao longo da narrativa, conta à escrivã como vive. A série possui, até agora, uma temporada, que ao ser apresentada por essas duas perspectivas, traz suspense a cada episódio assistido. Verônica precisa, ainda, lidar com seus problemas familiares, e com as verdades que vêm à tona sobre a vida de seu pai e daqueles por quem é chefiada.

Os elementos simbólicos da narrativa ficaram distribuídos da seguinte forma: Verônica Torres (S1/protagonista); a delegacia (S2/sociedade); Janete (~S1/coadjuvante); e a polícia (~S2/antagonista). Verônica tem sede de justiça e, junto com Janete e informações adquiridas ao decorrer da trama, luta para derrubar o tenente-coronel Brandão e a delegacia de homicídios.

Os roteiristas Ilana Casoy e Raphael Montes além de mostrarem à sociedade o que ela preferia deixar sob os tapetes, trazem a seguinte reflexão: entre corrupção, feminicídio, crimes horrendos, abusos sexuais, psicológicos e misoginia, o verdadeiro vilão é quem deveria proteger a sociedade desses males. Os policias, representados pela delegacia e Brandão, são o antônimo de proteção, integridade e dignidade da vida humana. O que fica é: na vida real, a polícia é como a da série?

Referências

FONSECA, J. H. (Diretor). (2020). Bom dia, Verônica [Série Cinematográfica].

5 comentários:

  1. Sensacional ...

    Parabéns Maria Fernanda...

    ResponderExcluir
  2. Sensacional ...

    Parabéns Maria Fernanda...

    ResponderExcluir
  3. Essa série retrata muito bem a situação atual da "justiça" brasileiro!!

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso! Ótimo resumo de uma série maravilhosa e impactante. Vale a pena assistir ♥️

    ResponderExcluir