How can a person know everything at 18 but nothing at 22? é uma pergunta que a cantora norte-americana Taylor Swift faz na música Nothing New, expressando um sentimento comum entre jovens no início dos seus 20 anos: a sensação de estar “perdido”. A letra da canção se encaixa perfeitamente em uma das protagonistas da série Gilmore Girls (2000): a Rory Gilmore.
A produção, que é vinculada à Netflix, fez sucesso mundialmente nos anos 2000 e faz até hoje, inclusive no Brasil. Gilmore Girls aborda o cotidiano de mãe e filha das personagens Lorelai Gilmore e Rory Gilmore, respectivamente. Já no primeiro episódio, entendemos a história das duas, sem muitos detalhes. Lorelai ficou grávida aos 16 anos e, buscando sair do ambiente familiar que ela considerava opressor e recusando se casar, fugiu da casa dos pais e se mudou para a cidade fictícia Stars Hollow, em Connecticut. Lá, foi acolhida pela pousada Independence Inn, onde trabalhou até conquistar o cargo de gerente. A série se caracteriza pelas falas rápidas e o humor repleto de referências a músicas, livros, filmes e personalidades de destaque em diversas áreas.
Gilmore Girls é classificada como comédia e drama, sendo assim, diversas vezes soltamos risadas com as piadas da Lorelai; o sarcasmo de sua mãe, Emily Gilmore, e com personagens caricatos. Mas também choramos com os dramas familiares e as dificuldades dos relacionamentos amorosos. Para as jovens que se identificam minimamente com a Rory – por exemplo, devido à paixão pelos livros ou o sonho de cursar jornalismo –, a série toca em um lugar bem mais profundo. Rory sempre foi compromissada com seus estudos e uma leitora voraz, tendo se destacado no ensino médio na renomada escola Chilton e na universidade de Yale – mas, aqui, as coisas já começam a desandar. Vemos suas dificuldades em acompanhar o ritmo universitário, o primeiro feedback negativo de sua vida no exercício do jornalismo e, mais tarde, a primeira rejeição no mundo corporativo, quando ela não é aceita para trabalhar no jornal The New York Times, já no final da faculdade.
As decepções entre os fãs da série são muitas. Especialmente pois a garota prodígio da série não tem o final que muitos esperavam para ela. É, no entanto, uma série que retrata fielmente algo que acontece na vida real. Rory decide seguir uma profissão difícil, a de jornalista, e não lida bem com críticas ou incertezas. Lorelai e Rory, além de outros personagens que se relacionam diretamente com elas, são figuras com acertos e erros, e transparecem bem as dificuldades da vida adulta. Por isso, é um seriado que não mostra o que queremos ver, mas sim a vida como ela é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário