sexta-feira, 16 de junho de 2023

APOCALYPSE YET


APOCALYPSE NOW (1979)


Pedro Ambrósio A. Cortês


Excêntrico, insano e áspero "Apocalypse Now" é um dos filmes clássicos de Francis Ford Coppola, lançado em 1979. O filme é uma adaptação livre do livro "O Coração das Trevas" de Joseph Conrad e apresenta uma narrativa perturbadora sobre a Guerra do Vietnã, que tinha tido seu término naquele mesmo ano. O longa mostra todas as nuances e consequências da desumanização das pessoas no contexto de guerra.

Na trama acompanhamos o capitão Williard (Martin Sheen), que desde o início nos é apresentado como um indivíduo atormentado e desiludido, sem grandes motivações, o capitão a todo momento parece perdido, sua narrativa começa com ele em um estado de apatia e desespero, isolado em um quarto de hotel decadente, afogando suas mágoas em álcool e cheio de pensamentos obscuros, quando lhe é dado a missão confidencial de encontrar e assassinar o Coronel Kurtz (Marlon Brando), que dizem ter enlouquecido, matado aliados sul-vietnamitas e fugido para o coração da selva do Camboja, Williard embarca na missão, pois é sua grande chance de finalmente voltar ao campo de batalha.

Mais tarde, junto com Williard vemos todo o horror e crueldade que a guerra pode oferecer, fazendo com que o capitão e seus soldados fiquem à beira da loucura em diversas ocasiões e questionem várias vezes suas identidades, e o porquê de tudo aquilo.

O longa faz uso de ações absurdas e nuances para reforçar suas críticas , como por exemplo o coronel Bill Kilgore (Robert Duvall), que realiza um violento ataque com direito a trilha sonora em um vilarejo na costa do Vietnã, matando milhares de pessoas inocentes que claramente não tinham como se defender, simplesmente porque lhe disseram que lá havia ondas de 2 metros para surfar, é uma sequência de ação maravilhosa e impressionante, mas Coppola nos mostra ao mesmo tempo a perspectiva das vítimas do ataque, nos fazendo refletir quanto espectadores sobre esse tipo de ato puramente orgulhoso e quais as repercussões da soberania e do poder bélico exagerado podem causar na vida de alguém.

Não bastando apenas isso, também há um show enorme em meio a guerra, com álcool, drogas e entretenimentos questionáveis, celebridades e financiadores da guerra aparecem, onde acontece enorme reforço de valores patrióticos e sexistas, afinal a playboy também marca presença no circo, as dançarinas objetificadas levam os soldados a loucura, que mais tarde invadem o palco e é necessária uma intervenção. Essa cena é carregada de simbolismo enquanto a violência e a morte estão ao redor, os soldados se refugiam em uma falsa ilusão de normalidade, usando corpos sexualizados para criar um ambiente fantástico e escapista.

A jornada de Willard em direção a Kurtz não é apenas uma missão militar, mas também uma jornada para o interior de sua própria alma. Ele enfrenta os demônios da guerra e é forçado a confrontar a escuridão que existe dentro de si mesmo. A psique complexa de Willard torna-o um personagem fascinante e trágico. A atuação de Marlon Brando interpretando Kurtz foi excepcional, ele tem muita presença, cercado de uma atmosfera carregada e forte, você consegue facilmente entender porque aquelas pessoas o cultuam como uma divindade, Kurtz te instrui a acreditar no que ele diz, seja por bem ou por mal. Todo o conflito que vai sendo construído até o encontro de Willard e Kurtz culmina em uma sequência épica e inesquecível, que marcou a indústria do cinema.

Por fim, Apocalypse Now é um filme espetacular no que se propõe, uma experiência única sem sombra de dúvidas, a guerra, o horror, seja qual for, provocam a ausência da civilidade em homens, mulheres e crianças, onde todos são limitados a se tornarem selvagens e vazios que tem de escolher entre matar ou morrer, uma crítica ácida a indústria Hollywoodiana que glorifica a guerra, as potências ocidentais e o soldado americano que defende sua nação, Coppola mostra oque está por baixo dos panos da guerra do Vietnã, uma tortura cruel e sem sentido, para os lados A e B.

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