sábado, 24 de junho de 2023

Ataque dos Titãs


 KAREN DE OLIVEIRA LIRA


A primeira parte do final de Ataque dos Titãs oferece uma experiência cinematográfica aos fãs de um dos animes mais populares dos últimos anos. O especial de uma hora mostra o desenrolar do estrondo, o evento catastrófico iniciado por Eren Jaeger, o herói que se tornou vilão.

Quando assistimos o primeiro episódio de Ataque dos Titãs, já prevemos que será uma história que segue a fórmula típica do gênero pós-apocalíptico; um bando de personagens lutando contra monstros irracionais, os titãs, até que todos sejam eliminados. Mas alguns episódios depois vem a primeira reviravolta: o protagonista, Eren, possui a habilidade de se transformar, mudando entre titã e humano. Esse é o primeiro de muitos plot twists que são uma marca registrada do anime, desde a primeira até a quarta e última temporada.

E o especial mostra o quanto esses twists mudaram a narrativa de lá até aqui. O início do episódio alterna frequentemente entre os acontecimentos do presente e cenas do passado, ressaltando as diferenças entre o começo e o fim do anime. No centro das mudanças está Eren; antes uma criança que viu sua mãe ser devorada por uma titã e agora uma criatura monstruosa com mais de 200 metros de altura. Eren, que naquele dia prometeu matar todos os titãs e vingar a raça humana, agora marcha no centro de um exército de milhares de titãs colossais que esmagam países inteiros.

O episódio faz questão de mostrar a magnitude das ações de Eren, desde ângulos e enquadramentos que mostram o tamanho dos titãs colossais comparado aos humanos até as cores sombrias constantes até mesmo em cenas que acontecem durante o dia. Um tom avermelhado também é presente em vários momentos, um lembrete ao espectador sobre o sangue que está sendo derramado. É em detalhes assim que a animação do estúdio Mappa brilha, reproduzindo cenas que não seriam possíveis em live action.

O especial é um prato cheio para os fãs de Ataque dos Titãs, trazendo tudo que eles esperam do anime: ação, emoção, a escrita incrível de Hajime Isayama e uma animação impecável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário