quinta-feira, 22 de junho de 2023

Perfume

 

"A História de um Assassino"


André Gustavo A. Martins de Souza.


É provável que, andando casualmente na rua, você já tenha sentido o perfume de um antigo amor, ou algo do gênero, e desejado que o cheiro não passasse mais. (ou talvez eu tenha algum desarranjo na cabeça). Em "Perfume - A História de um Assassino" começamos nos identificando com o personagem através desse gatilho. Todavia, o filme pende para um lado bem mais tenebroso.

Jean-Baptiste Grenouille, é um jovem com um olfato extraordinário, capaz de sentir e identificar literalmente todos os odores do mundo, e busca capturar e preservar os aromas perfeitos para criar a fragrância definitiva. Todavia, o subtítulo estraga a surpresa: ele é um assassino.

"Perfume" é inusitado, no estilo cinematográfico, desafia o senso comum e mergulha profundamente nas sombras mais escuras da psique humana. Dirigido por Tom Tykwer, esta obra cinematográfica é uma verdadeira provocação aos limites do que consideramos aceitável.

O filme trabalha a noção de moralidade ao retratar um protagonista assassino e sua obsessão insana. Todavia, o tom do filme é quase alegórico, pois durante quase todo o filme não sentimos realidade naquela trama, quase como se assistirmos um conto de fadas. Digo que existe um exagero, no bom sentido da palavra, para criar um visual cheio de textura que tenta traduzir o cheiro em imagens, junto com uma narração voz-over que completa esse tom. No mais, os demais personagens da trama não ficam para trás do assassino, todos os personagens botam a moralidade em cheque durante o filme em favor de suas ambições.

O diretor utiliza uma abordagem visual arrojada para retratar a jornada de Grenouille. As cenas são repletas de imagens perturbadoras e provocativas, capturando a decadência da sociedade da época e a mente distorcida do protagonista. A cinematografia explora ângulos incomuns, jogos de luz e sombra, e uma paleta de cores sombrias, acentuando o clima de morbidez. Essa estética visual impactante reforça a quebra de expectativas e a subversão do senso comum.

A direção de arte brilha no filme, assim como os outros departamentos, porém o roteiro do filme perde força do meio para o final e fica previsível. Apenas os minutos finais que salvam o filme e surpreendem o espectador.

No geral o filme é bem interessante e o diretor se mostra caprichoso da arte até a montagem. Porém, o filme não envelheceu da melhor forma. Na comparação com os filmes da época e o grande número de filmes lançados atualmente, "Perfume - A História de um Assassino" não passa de um filme legal, e nada mais que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário