sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

A Cantiga dos pássaros e das serpentes


ASTON MARLEY SILVESTRE DOS SANTOS


Dirigido por Francis Lawrence, é um filme “prequel” que busca contar a história do vilão principal da saga, o presidente Coriolanus Snow. Com o roteiro de Michael Arndt e Michael Lesllie, o filme adapta a história do livro, então eles tiveram um desafio de agradar tanto um novo público quanto os amantes dos livros, e no geral, eu digo que conseguiram.

O filme tem uma boa direção, nada muito grandioso, porém é bastante competente, o diretor consegue mostrar bem o mundo, o contexto de um país que ainda está se recuperando da guerra entre os distritos e a capital, porém tudo acontece de forma muito rápida, principalmente no início, onde tive a impressão de que tudo foi apressado demais.

A direção de fotografia é muito linda, com quadros que realmente poderiam ser quadros e que ao mesmo tempo que são belas, mostram a distopia e a atmosfera opressora de Panem, com cores mais pasteis e amenas do lado de fora da cidade e nos distritos, porém em certos momentos a luz e a saturação de cores se mostram vivas, o que da um belo contraste entre os cenários, contexto e momentos de cada cena.

Sobre a dupla principal do filme, os atores Rachel Zegler (Lucy Gray) e Tom Blyth (presidente Snow), cumprem bem seus papéis e fazem uma ótima dupla. Mas apesar de conseguirem interpretar bem seus personagens, o roteiro não ajuda muito no desenvolvimento dos dois, por vezes o telespectador pode se cansar de acompanhá-los durante o filme.

O desenvolvimento sozinho do presidente Snow por outro lado, é muito interessante de acompanhar, apesar de sabermos quem ele será no futuro, quem assiste até concordar com certas atitudes tomadas pelo personagem, grande parte disto é graças a atuação de Blyth que realmente te cativa e faz você torcer por ele, o que dá um certo remorso em saber que você está torcendo pelo vilão da história.

Apesar de ser visualmente muito lindo, o filme não consegue chegar nem na metade do impacto os filmes principais, a trama infelizmente é bastante corrida e atropela certos acontecimentos que deveriam ser desenvolvidos com mais calma, e enquanto algumas partes deviam ser mais rápidas, eles erraram a administração do tempo em várias partes do filme. Isso tudo faz com que apesar de ter coisas boas, o telespectador se canse pouco depois da metade para o fim.

Jogos Vorazes: A cantiga dos pássaros e das serpentes é um bom filme, porém não é muito memorável e infelizmente apesar de fazer parte da saga oficial, é um membro não muito relevante desta família, e fica na sombra dos seus antecessores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário