sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Oppenheimer

 


Gabriel Nogueira De Andrade Lima


Oppenheimer, lançado em 21 de julho de 2023, foi escrito e dirigido por Cristopher Nolan e estrelado por Cillian Murphy. O filme biográfico, se baseou no livro Prometheus Americano, e retrata a vida, mentalidade e as consequências para o cientista J. Robert Oppenheimer, ao construir a bomba nuclear.

Apesar de ser um filme longo e retratar temáticas políticas que pode não entreter a todos é inegável a qualidade do longa-metragem. O filme possui o trabalho de explicar as muitas facetas de um homem no mínimo complexo e para retratar isso, Nolan usa de cenas coloridas, escritas no roteiro em primeira pessoa, para mostrar a experiencia subjetiva do protagonista, e as cenas em preto e branco, escritas em terceira pessoa, exibe uma visão mais objetiva da história. Na primeira metade do filme o espectador é mostrado que embora seja um dos homens mais brilhantes de sua época o cientista tem nítidas falhas de cárter, sendo um homem egocêntrico e difícil de se lidar, isso faz com que suas relações pessoais sejam complicadas, o que fica evidente nas talentosas intepretações dos atores e atrizes coadjuvantes. Já na segunda metade mostra o cientista aflito com as consequências de sua invenção, tentando evitar o mal uso de sua invenção, mas sendo perseguido por uma investigação tramada por um rival.

Mas o diferencial dessa produção cinematográfica, não está somente nos personagens complexos e nas excelentes atuações, está também em sua parte técnica. Em que a elevada qualidade de áudio juntamente com o uso brilhante da trilha sonora faz com que o expectador se sinta dentro do filme. Isso fica evidente, principalmente, na cena do teste da bomba, em que o crescimento da trilha sonora nos momentos antes da explosão vai gerando um dos melhores escalonamento de tensão da história do cinema, mas no momento da explosão a expectativa é quebrada com o silencio e o som da respiração do protagonista, porém quando a cena está para acabar vem um efeito sonoro tão potente que o espectador sente através do som o impacto da explosão. Além disso, um dos fatores que mostra a grandeza desse filme é a reflexão deixada no final, que a partir da criação da bomba nuclear os dias da humanidade podem estar contados.

Por fim, graças ao trabalho talentoso do diretor do elenco, que conta com nomes de peso como Cillian Murphy, Florence Pugh, Robert Downey JR, Emily Blunt, Matt Damon e da equipe de pós produção, resultou em cenas carregadas de emoção que deixa o espectador na ponta da cadeira, e particularmente me deixou anestesiado no final com um final impactante e reflexivo. Tornando-se uma das melhores experiencias cinematográficas de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário