sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Os Sete Crimes Capitais

 

Allan Gabriel


"Se7en - Os Sete Crimes Capitais," dirigido por David Fincher, é um thriller psicológico que mergulha nas profundezas da mente humana através de um intricado enredo centrado em crimes brutais inspirados nos sete pecados capitais. Lançado em 1995, o filme estrela Brad Pitt como o detetive impulsivo e otimista David Mills e Morgan Freeman como o veterano e desesperançoso detetive William Somerset, que investigam uma série de assassinatos grotescos em uma cidade decadente.

O roteiro, escrito por Andrew Kevin Walker, é uma obra-prima de suspense. Walker tece uma narrativa envolvente, repleta de reviravoltas que mantêm o espectador à beira da cadeira. A cinematografia de Darius Khondji acentua a atmosfera sombria, enquanto a trilha sonora de Howard Shore intensifica a tensão. As atuações notáveis de Pitt, Freeman, que ambos por meios de diálogos e ações conseguem contribuir um para o outro uma forma de completar os personagens que estão atuando. E Kevin Spacey como o antagonista contribuem para a intensidade emocional das cenas finais do filme.

A obra transcende o gênero ao explorar temas profundos de moralidade e ética. A busca do assassino por justiça através de punições severas ecoa as ideias de Immanuel Kant. O filme questiona até que ponto a violência pode ser justificada em nome da ética, conectando-se à abordagem kantiana da moralidade baseada na razão e na obrigação moral. A narrativa desafia os espectadores a refletirem sobre a natureza humana e as escolhas éticas em face do mal. Seven discute bastante a capacidade inerente da sociedade de ser violenta, de quebrar o individuo e faze-lo soltar todos os desejos reprimidos de insanidade e crueldade já que estamos refém da violência que nos molda, mas por sermos racionais nunca á liberamos. 

Há também a uma imensa critica a desonestidade presente em todos os lugares da sociedade, principalmente ao sistema de polícia americano, que é rodeado de corruptos e ignorantes aos casos que trabalham, outro ponto que faz Somerset concordar que o mundo não é tão bom assim e seria melhor só se entregar a ele e sua insanidade. Cabe bem ao filme por David Mills o protagonista com síndrome de herói lado a lado do vilão John Doe, Mills reprime totalmente as ações de John Doe e é confortável a ele, e a nos, categorizarmos ele como louco e doente, pois se aceitarmos que o mundo está infestado de outros ‘’John Doe’s’’ viveríamos com uma imensa desesperança no mundo, Mills se pudesse espancaria John Doe se não existisse consequências, mas há, por isso não a fez em todo o filme, se o fizesse com certeza seria categorizado como insano. O filme capta bem essa luta que todos nos temos em segurar nossos lados mais obscuros enquanto enfrentamos todos os dias a injustiça e a desonestidade presente no mundo.

"Se7en - Os Sete Crimes Capitais" é uma obra-prima do suspense que transcende as convenções do gênero. Com um roteiro envolvente, performances excepcionais e uma atmosfera sombria, o filme se destaca como um clássico atemporal. A exploração profunda da moralidade, combinada com o impacto visual e emocional, solidifica a posição de "Se7en" como uma experiência cinematográfica inesquecível que continua a influenciar e intrigar os espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário