quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

tudo em todo

 


TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO


Thaís Medeiros Fernandes


Todo mundo com um mínimo de interesse por cinema ou até física já ouviu falar de multiversos, teoria que explodiu na cultura pop nos últimos anos, apesar de não ser nada nova. Desde Rick and Morty ao universo da Marvel, esse conceito tem sido utilizado por diversos diretores e a dupla Daniel Scheinert e Daniel Kwan não fica de fora.

No filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, lançado em junho de 2022, os Daniels exploram a ideia de diversos universos existindo ao mesmo tempo, como bem aponta o título. A ficção científica conta a até então monótona história de Evelyn Wang, proprietária de uma lavanderia mal sucedida com seu marido excessivamente otimista Waymond. As coisas vão de monótonas a completamente instigantes quando outra versão de Waymond pula do alfaverso, onde humanos aprenderam a saltar para suas diferentes versões, para o mundo em que Evelyn estava. A partir daí, o conceito de multiverso é introduzido tanto aos telespectadores quanto a Evelyn, a quem recai a tarefa de salvar o mundo (todos eles) da grande vilã Jobu Tupaki.

É impossível resumir a grande e deliciosa bagunça dessa obra. Cheio de “plot twists”, absurdidades cômicas e ideias inimagináveis, o filme tem um ritmo que não deixa a desejar em momento algum, fazendo da loucura o grande tema dele. Parece que para a dupla de diretores, nenhuma ideia era doida demais para as telas – sério, o cenário mais insano que conseguir imaginar, os Daniels colocaram o dobro disso.

Para além de todo esse caos do multiverso, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” fala também sobre a experiência e as emoções humanas. O coração da história e a mensagem deixada é que, apesar de parecermos pequenos e irrelevantes dentro de todos esses universos, a simplicidade de ser humano, do amor e da empatia é o que dá sentido à vida. Em meio a tanta loucura, os Daniels conseguiram fazer uma ficção científica cômica, caótica e comovente (tudo ao mesmo tempo), e que com certeza vale a pena assistir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário