segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

a cor do romã


 Victor do Nascimento


"A Cor da Romã" é uma única e deslumbrante, dirigida pelo cineasta armênio Sergei Parajanov em 1969. O filme é uma experiência visual e poética que transcende as convenções narrativas tradicionais, oferecendo uma abordagem visualmente rica e simbólica para contar a história da vida e da cultura armênia. A trama é, em grande parte, não linear e não convencional, centrando-se na vida do poeta e músico armênio do século XVIII, Sayat-Nova.

No entanto, a obra é mais do que uma biografia convencional; é uma meditação artística sobre a identidade cultural, espiritualidade e a interconexão entre a natureza, a religião e a arte.

O filme é notável por sua abordagem visual única, onde cada cena parece ser cuidadosamente composta como uma pintura. Parajanov utiliza uma paleta de cores vibrantes e uma composição visual intrincada para criar imagens que são ao mesmo tempo belas e simbólicas.

Os planos longos e os movimentos de câmera fluidos adicionam uma sensação de contemplação e imersão ao filme. A ausência de diálogos convencionais e a ênfase na imagem e na música fazem do filme uma experiência cinematográfica desafiadora, mas profundamente gratificante para aqueles que apreciam a linguagem visual e simbólica. A trilha sonora, composta por Tigran Mansurian, é uma parte essencial da narrativa, intensificando a atmosfera poética e cultural do filme.

Além da estética, o filme explora questões filosóficas e espirituais, explorando temas como a dualidade da vida, a busca pela verdade e a relação entre o terreno e o sagrado. Cada cena pode ser lida como um poema visual, repleto de metáforas e símbolos que convidam o espectador a considerar questões mais profundas. Embora a obra tenha sido inicialmente boicotada pelas autoridades soviéticas pela sua abordagem e simbolismo cultural, ao longo dos anos ganhou reconhecimento internacional como uma obra-prima cinematográfica.

Por fim, o filme permanece como uma joia cinematográfica incomparável, transcendendo as barreiras do tempo e da cultura. A visão ousada e poética de Sergei Parajanov oferece uma experiência única, desafiando as convenções narrativas tradicionais em prol de uma linguagem visual rica e simbólica. Cada cena é uma pintura em movimento, carregada de significado e beleza, enquanto a trilha sonora envolvente de Tigran Mansurian intensifica a atmosfera poética. Este filme não apenas conta a história de Sayat-Nova, mas também serve como uma meditação profunda sobre a identidade cultural, espiritualidade e a interconexão entre a natureza, a arte e a vida. 

"A Cor da Romã" é uma obra-prima que continua a inspirar e cativar diversas pessoas, consolidando seu lugar como uma contribuição duradoura para o mundo do cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário