terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Rebecca

 


Vitoria Nogueira


"Rebecca, a Mulher Inesquecível," é uma obra cinematográfica de romance e mistério dirigida por Hitchcock na década de 40, mergulhando os espectadores em uma trama surpreendentemente envolvente. A história gira em torno de Joan, uma órfã de origem humilde que, durante suas férias em Monte Carlo, se casa apressadamente com o rico viúvo Maxim. Ao se mudarem para a imponente residência do marido, a recém-casada sra. de Winter se vê assombrada pela sombra persistente da ex-esposa, Rebecca, cuja presença parece persistir mesmo após sua morte.

A trilha sonora desempenha um papel fundamental na trama, intensificando a atmosfera de mistério e a angústia vivida pela protagonista. Cada menção ou referência a Rebecca evoca melancolia, irritação e retração em Maxim, enquanto a governanta e outros personagens expressam uma adoração intensa pela falecida, adicionando complexidade à narrativa.

O enigma em torno da morte de Rebecca suscita expectativas sobre a verdadeira natureza da relação entre ela e Maxim. O filme habilmente constrói a dúvida: teria Maxim sido o responsável por sua morte, ou estaria ele sendo injustamente acusado?

A relação entre Joan e Maxim proporciona uma reflexão sobre os papéis tradicionais de marido e mulher, especialmente na década de 40. A rápida materialização do romance e a submissão aparente da sra. de Winter revelam o padrão dos relacionamentos da época, deixando claro a lógica da entrega e aceitação. Sua ingenuidade a faz ignorar sinais potencialmente perigosos em Maxim. Sua falta de clareza, honestidade e responsabilidade afetiva são alguns pontos de destaque, fazendo com que a recente esposa viva sob constante pressão psicológica.

O plot, ainda que criminoso, muda a visão de Maxim, do homem inescrupuloso para um homem acometido pelo acaso. Ainda que o filme vitimize Maxim pela morte acidental de sua ex-esposa. O roteiro, a encenação e a total entrega de amor de sra. de Winter por Maxim suavizam nosso olhar sobre o homem distante do começo do filme e o casal passa a ter contornos meigos e ideias.

O longa "Rebecca" se destaca não apenas por sua trama envolvente, mas também por elementos técnicos impecáveis, como roteiro, direção, fotografia e atuações profundamente trabalhadas. Os personagens principais ganham profundidade psicológica, tornando-os complexos e cativantes.

A trama é habilmente construída. Por um olhar mais amplo, "Rebecca" aborda temas profundos como casamento, infidelidade, devoção, entrega, impunidade e privilégios, enriquecendo a narrativa com camadas de significado e reflexão sobre a natureza humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário