sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Revolta, Rebelião e Revolução

 


RRR (Revolta, Rebelião e Revolução)

Maria Cecília de Souza Barateiro


RRR(Revolta, Rebelião e Revolução) dirigido por S. S. Rajamouli, nos apresenta uma história ficcional inebriante, baseada no contexto histórico de independência da Índia. De primeira somos introduzidos a trama com os vilões, os britânicos da elite cruéis que regiam o local, que levam a menina Malli forçosamente de sua tribo, se tornando o objeto de resgate de um dos protagonistas. Em seguida temos a primeira aparição de Alluri Sitarama Raju, um dos protagonistas, como soldado do império inglês apesar de ser indiano, na cena chocante onde Raju se põe contra centenas de indianos ao mesmo tempo, numa coreografia de luta maravilhosa. Após Raju, temos uma ótima introdução de Komaram Bheem sem que ele apareça de fato, a menção do pastor que tem como objetivo resgatar sua ovelha é posta em jogo dando ao personagem uma áurea poderosa antes mesmo que ele apareça para confirmar sua fama. Em consequência Raju é escalado para encontrar e levar o “Pastor” até os ingleses em troca de seu posto especial na elite inglesa. O enredo então segue com a colisão e amizade dos dois personagens sem que saibam quem são em busca de cumprir suas metas.

O filme é uma poderosa obra de resistência indiana, com a cultura amplamente valorizada e usada como objeto de enredo, as músicas e as danças e crenças. Gosto especialmente das associações e símbolos dos elementos e dos animais, como na introdução da elite britânica o governador vem acompanhado de cachorros raivosos assustadores e em uma das cenas posteriores um dos irmãos de Bheem diz: “um cão nunca pode caçar um tigre”, remetendo ao animal que lutou contra o protagonista em sua introdução. O filme traz várias associações fantasiosas e magnificas e exageradas. Peca um pouco na caricatura um tanto quanto forçada dos ingleses, embora charmoso para todo o exagero do filme, cria uma polarização de bem e mal bastante simples em contraste com a personalidade mais complexa dos heróis.

Assim, RRR foge da mesmice de ação hollywoodiana, com coreografias impressionantes, personagens cativantes até demais, musicais que contribuem com a progressão da narrativa e um estilo novelesco super charmoso que fez minha mãe assistir ao filme inteiro sem saber que eram 3 horas de duração, com seu ritmo frenético e incansável. O filme possuí um exagero característico, mas faz um balanceamento entre o cômico e sóbrio numa linha tênue que deixa tudo melhor e divertido. Simplesmente inesquecível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário