domingo, 4 de dezembro de 2022

Introdução à Criatividade

 

INTRODUÇÃO À CRIATIVIDADE


Rayssa Cristina Coelho dos Santos


NICOLAU, Marcos. Introdução à criatividade. 2ª. Ed. João Pessoa (PB): Ideia, 2018.

A obra Introdução à Criatividade, autoria de Marcos Nicolau é composta pela introdução e 7 capítulos que apresentam questões relacionadas à criatividade e suas implicações sobre a inteligência e demais funções psicológicas. Nesta obra, o autor levanta várias concepções de criatividade fundamentadas em grandes autores, pesquisadores da Psicologia e da Educação. Elabora um texto cuja preocupação é desmistificar conceitos que permeiam o senso comum de que esta capacidade - criatividade - somente é encontrada em artistas e inventores.

A introdução procura apresentar aspectos históricos sobre a temática e o objetivo da obra que tem o propósito de fornecer aos alunos, professores e profissionais, uma introdução à criatividade e aos processos de criação, como também a participação dos educadores em suas práticas pedagógicas, visto que, é na educação que o ser humano se prepara para o exercício da cidadania desenvolvendo suas habilidades pessoais e profissionais.

Após a introdução, paulatinamente, constrói capítulos com temas atrativos pela sua atualidade e, também pela formatação diferente encontrada nos livros tradicionais. O primeiro capítulo “Um dom da natureza humana” foca o insight e invenções com as quais convivemos apresentando-as como um produto final resultado de um longo processo inventivo. Cita Leonardo da Vinci, como um grande inventor de quatro séculos passados com seus protótipos de helicóptero e submarino, que somente no século passado foram aperfeiçoados. Chama também a atenção para a roda que considera a maior invenção para a humanidade.

O segundo e o terceiro capítulos, com os títulos: “A sistematização da criatividade” e a “Fisiologia da criatividade”, o autor define criatividade como comportamento natural do ser humano, que flui a todo instante desde a situação mais simples às mais complicadas. Mostra que não é nada excepcional, faz parte da natureza humana; distingue instinto de intuição e ao contrário de muitos, afirma que a intuição é um dos mais importantes elementos cognitivos. Ao se reportar ao processo criativo traz a cultura como potencializadora da criatividade, pois a sua principal função é satisfazer as necessidades humanas. A fisiologia, busca conectar os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo através do insight e sugere atividades que trabalhem os dois lados do cérebro, para tanto sugere o Brainstorm, tempestade de ideias, para encontrar soluções para uma dada questão. É um método, que pode ser trabalhado como uma dinâmica em vários espaços, especialmente o educacional. Interessante, o autor chama atenção para a rede neuronal, sua importância e a facilidade de restauração, desde que utilizado e a cada novo aprendizagem eles se renovam, daí a importância de ser trabalhado frequentemente.

Os capítulos 4 e 5 discutem a importância da educação criativa e a sensibilidade para a criação abordando aspectos polêmicos em relação a aprendizagem desenvolvida na escola porque, em alguns momentos pode ser obstáculos para a aprendizagem efetiva. A partir do autor, há uma revisão do conceito de inteligência e propõe novas formas de aprender, visto que os estudantes são diferentes na forma de pensar e aprender, daí os testes de inteligência que medem o Quociente Intelectual (QI) estão ultrapassados pelas novas concepções apresentadas no texto e que os educadores devem buscar novas formas de trabalhar usando sensibilidade, criatividade e observando as diferenças em suas salas de aula.

Na sequência, no Capítulo 6, “A mente em nossas mãos”, o autor trata da interação da mente e do cérebro resultando na complexidade da inteligência e dos processos de criação. O foco desconstrói a ideia de funções mentais fixas e imutáveis. O autor recorre a Vygotsky para afirmar que o cérebro tem plasticidade e seu funcionamento pode se adequar sempre às novas funções e exigências de vida.

As indicações de leituras, que dá título ao último capítulo é de extrema importância para o leitor desta obra alegre e atraente. A formatação do texto, que o torna menos formal. Os autores citados foram essenciais para buscarmos mais fundamentação sobre a temática da criatividade. Dentre os quais, foram contemplados: Fayga Ostrower, Stephen Nachmanovitch, Roberto Duailibi e Harry Simonsen Jr., David Lewis, Rudolf Arnheim, Edward de Bono, Betty Edwards, Keith Harary e Pamela Weintraub, Jung, Ângela Maria La Sala Batá, da Marilyn Ferguson,; Piaget, Lauro de Oliveira Lima, Gianni Rodari, Vygotsky, Marta Kohl de Oliveira, Jean-Pierre Changeux e Alain Connes, Karl R. Popper e John C. Eccles.

Ainda, continuando com as recomendações, o autor, chama a atenção para o ecletismo dos conteúdos necessários para um aprofundamento do tema. Portanto, suas considerações abrem possibilidades e fecha afirmando que a preparação profissional está em nossas próprias mãos.

A obra tem dessa forma uma importância impar por tratar de um tema pouco trabalhado na escola pelos educadores e por permitir que se enxergue outros caminhos e visões a respeito da criatividade ao contribuir com possibilidades para construção de um ensino e aprendizagem criativos.

Simonsen Jr., David Lewis, Rudolf Arnheim, Edward de Bono, Betty Edwards, Keith Harary e Pamela Weintraub, Jung, Ângela Maria La Sala Batá, da Marilyn Ferguson,; Piaget, Lauro de Oliveira Lima, Gianni Rodari, Vygotsky, Marta Kohl de Oliveira, Jean-Pierre Changeux e Alain Connes, Karl R. Popper e John C. Eccles.

Ainda, continuando com as recomendações, o autor, chama a atenção para o ecletismo dos conteúdos necessários para um aprofundamento do tema. Portanto, suas considerações abrem possibilidades e fecha afirmando que a preparação profissional está em nossas próprias mãos.

A obra tem dessa forma uma importância impar por tratar de um tema pouco trabalhado na escola pelos educadores e por permitir que se enxergue outros caminhos e visões a respeito da criatividade ao contribuir com possibilidades para construção de um ensino e aprendizagem criativos.

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