domingo, 4 de dezembro de 2022

ludocomunicação

 


O papel do processo criativo dentro da ludocomunicação

Ana Luiza S. Rosewarne


Exercer a criatividade em qualquer vertente de expressão é uma tarefa que não se executa somente por inspiração. Se partíssemos desse princípio, profissionais que exercem carreiras cuja fonte principal do trabalho é a criatividade, como os jogos de live action role playings (larps) unidos à ludocomunicação, teriam um grande problema. Não é sempre que estamos inspirados. Existe um escritor, o qual o nome não me recordo, que disse a seguinte frase: “Os deuses nos dão 5 minutos de inspiração, as horas cabem a nós”. Ela sintetiza exatamente o funcionamento do processo criativo. O produto desse processo é fruto de uma dedicação para além de um simples insight.

Dentro do contexto dos larps, o exercício da criatividade é o ponto central para que o jogo aconteça. Seja por parte de seus criadores, seja por parte dos participantes e usuários dos jogos. A ludocomunicação, segundo Iuama (2020), é a arte do encontro que visa a utilização de dinâmicas lúdicas para promover a formação e manutenção de relações comunitárias. Ainda segundo Iuama (2020), os larps se configuram como uma arte participativa, podendo se assemelhar ao teatro e a performance. Ou seja, os dois conceitos são coexistentes, e ambos têm como base para que se realizem, a necessidade de praticar a criatividade.

A criação de um mundo diferente exige uma capacidade criativa muito bem elaborada. Entretanto, seja para quem cria ou para quem joga, essa capacidade pode ser desenvolvida e aprimorada com a prática. A leitura, o contato com outras culturas ou até mesmo referências de jogos já existentes, podem auxiliar os participantes a desenvolver a criatividade dentro dos seus ambientes de jogos, sem depender exclusivamente da inspiração.

Portanto, entender que não se pode depender desses momentos de súbitos de grandes ideias para aflorar a criatividade, é a chave principal para começar a buscar recursos que possam auxiliar o processo de criação de personagens, situações, narrativas e até mesmo as vestimentas utilizadas pelos personagens dentro dos larps, tornando-se assim um jogador cada vez mais excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário