segunda-feira, 25 de julho de 2022

Deadwood

 

Rafael de Assis BEZERRA

A série Deadwood se passa nos longínquos anos de 1870, nos Estados Unidos em Dakota do Sul, na histórica “Corrida do Ouro”, da onde imigrante com suas famílias se dirigiram aquele recém-criado povoado, para tentar a sorte nas concessões de garimpo de ouro e outros espertalhões, garimpando os mineradores com seus saloons, drogas e bordel.

A primeira temporada da série inicia-se com a partida de Montana de um ex-delegado Seth Bullock (Timothy Oliphant), com seu amigo e sócio Sol Star (John Hawkes), em uma empreitada para abrir uma loja de Ferramentas na nova e violenta cidade de Deadwood.

Entre os personagens vemos o destaque de Seth Bullock (Timothy Olyphant) um ex-xerife com ares de bonzinho e o controverso Al Swearengen (Ian McShane), um dono de bordel, desbocado e bastante cativante, pelo menos ao final da Série.

Suas personalidades se enfrentam frequentemente entre o agora então eleito  xerife de Deadwood, Set Bullock e o violento Al Swearengen, mas vão se tornando amenos, pois por contingencia de estarem em uma terra sem leis, Seth Bullock vai se tornando flexível entre o que é certo e legal e o aceitável, devido a essas circunstâncias.

Passam pelo Arraial diversas figuras mitológicas do faroeste como Wild Bill Hickok, Calamity Jane e Wyatt Earp, mesclando seus personagens a trama da Série.

Fazem parte do conjunto narrativo, vários outros personagens como E.B. Farnum (Dayton Callie), o dono do hotel, Merrick (Jeffrei Jones) do jornal e, do bordel de categoria, Cy Tolliver (Powers Boothe), concorrente de Al Swearengen, além do Sr. Hearst, implacável mercador de ouro, que pretende tomar as concessões na base da força e da violência e Alma Garret (Molly Parker) dona de uma concessão fabulosa.

Alguns dos personagens e acontecimentos são mostrados em pessoas e fatos reais, embora não se detenham em não dar uma linguagem contemporânea a eles, explorando o cerne do drama da história, mudando apenas o necessário na narrativa, tornando uma trama aperfeiçoada e crível.

Após 03 temporadas, a série foi descontinuada em 2006, entre divergências entre a HBO e a Paramount, mas quem assistiu, viu uma verdadeira obra de arte televisiva de altíssimo nível, tanto da narrativa como da qualidade no set de filmagem e dos atores e seus personagens.

Quem não assistiu, poderá fazê-lo, vendo o filme e a Série completa nos canais de streaming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário