terça-feira, 26 de julho de 2022

Queda Livre

 


DESUMANIZAÇÃO DAS REAÇÕES: SEJA LIVRE, MAS NEM TANTO


ERICK ALLAN VICENTE DO NASCIMENTO


A Série Black Mirror sem dúvida é uma das mais estudadas no mundo do audiovisual. Seja por seus episódios futuristas ou pela tensão evidente de que tudo aquilo que é posto como um futuro distópico pode realmente acontecer a qualquer momento ou já estar acontecendo. Ao longo dos episódios essa agonia é sempre renovada. Falando em renovação, a 6ª temporada de Black Mirror já é a mais esperada do ano. Enquanto ela não sai vamos refletir sobre o 1º capítulo da 3ª temporada. “Nosedive” ou “Queda Livre'' em tradução livre da Netflix (T03Ep01).

Lacie é a personagem principal do episódio. Ela é uma jovem bonita, sociável, simpática, classe média baixa mas que tem muito potencial para “subir” na vida. A expressão subir faz muito sentido neste contexto, tendo em vista que a população tem as relações sociais monitoradas e que todas as interações geram pontos medidos por estrelas como se vivêssemos em um eterno Uber, Ifood ou as próprias redes sociais como Instagram. Mas não vivemos?

A jornada de Lacie poderia ser a do herói. Mas ela é humana, como nós, ela comete erros. E, por estar monitorada e submersa no sistema de recompensas, ela guarda muitos sentimentos negativos e frustrações para si mesma. Ela mantém estampada uma positividade tóxica, embora não seja aparente para os mais superficiais. Focada em aumentar sua nota para conseguir mudar para uma moradia melhor com um bom desconto, a personagem contrata uma consultoria e vai correr atrás do seu objetivo. O que ela não esperava é ser demasiadamente humana: xingou pessoas, não se satisfez com atendimentos, teve imprevistos, foi sincera… 

A “queda livre” de Lacie começou com ela falando palavrões em meio às dificuldades de ir até o casamento da sua falsa-melhor-amiga para aumentar sua pontuação. O que no final ela conseguiu, mesmo desconvidada e totalmente abalada. Puxou uma faca para garantir o direito de fazer seu discurso mesmo com a aparência decadente e com uma pontuação baixa. 

Resultado: acabou presa e a cadeia foi o único local onde ela podia emitir suas opiniões sem ser avaliada através de pontuação, já que não precisava mais do aparelho. Autonomia: Lacie gritou um palavrão e se deixou prender. Ela precisou ser presa para se sentir livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário