sexta-feira, 29 de julho de 2022

Glee

Beatriz dos Santos Amaral e Maurício Santa Rosa Bigois


Qual o valor de um sonho? Para os alunos do New Directions, o sonho é como um combustível na direção do que eles tanto almejam, que é viver da arte. Porém o McKinley High é o pior lugar para querer ser artista, os jovens que decidem entrar no clube do coral, já podem esperar uma raspadinha ser jogada na sua cara. Essa é uma das principais formas de bullying que os jogadores e as lideres de torcida praticam com esses alunos, e o aval vem da treinadora e vilã mais carismática da série Sue Sylvester, que tem como missão destruir Will Schuester o professor do clube e os seus alunos. 

Will encontra no clube o amor e as recordações da época em que era jovem, então ele decide ser o novo diretor, que ao longo das aulas vai se envolvendo com a vida pessoal dos alunos, sendo não apenas um diretor mas um grande conselheiro para muitos deles. Dentre os jovens temos a Rachel Berry que é odiada por quase todos os alunos, incluindo seus companheiros de coral, o motivo? Ela é chata, egocêntrica e narcisista. Mas tem um grande talento e uma voz que deixa todos encantados, encanto esse que deixa o quarterback do time de futebol Finn Hudson apaixonado por ela. 

Não podemos deixar de citar outros personagens essenciais como o Kurt, Mercedes, Artie, Tina, Puck, Mike, Sam, o warble Blaine e Quinn, Santana e Brittany, a trindade profana. Todos eles com uma característica particular que representa quem eles são, considerados pela sociedade parte de uma minoria. Eles são totalmente opostos uns dos outros mas na sala do coral se tornam uma família, com o mesmo sonho. Juntos eles competem para fazer o New directions ser campeão da competição nacional de corais. 

A primeira temporada tem histórias como, gravidez na adolescência, gravidez psicológica, sexualidade, romances e tudo isso com muita música. Tendo mais de 700 performances em seus quase sete anos de exibição, covers dos maiores clássicos dos musicais aos hits atuais. Essa escolha das músicas é uma questão importante para compor o episódio, pois eles buscam passar a mensagem certa e que represente o estado de espírito do personagem que está cantando. 

O tema principal da série é sobre amizade e união, e mostrar que todos nós temos nossa importância. Eles usam do discurso que todos somos ‘’perdedores’’ por que o bullying que eles sofrem na série, destacando essas características que para alguns é um defeito, é algo que muitas outras pessoas possuem. Existe inclusive um episódio intitulado Born This Way, dedicado somente a esse quesito, onde eles vestem camisetas com seus defeitos e aprendem a ter orgulho deles. Mostrando para o público e os fãs da série que se identificam com os personagens, que está tudo bem em ser um ‘’perdedor’’. E é nesse lugar de empatia que a série consegue relatar diversas situações da sociedade com comédia e música, e faz com que o telespectador se sinta conectado e especial. Como diz a Rachel Berry ‘’Fazer parte de algo especial, te torna especial.’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário