sexta-feira, 29 de julho de 2022

One day at a time

 


Hévellin Rayane Mendes Abade


Em um formato seriado, One day at a time (Netflix) é uma nova versão de um programa de Tv com o mesmo nome. Na versão atual é possível acompanhar uma família de emigrantes cubanos formada por uma mãe dedicada que é ex-soldado do exército americano, uma avó tradicional e ao mesmo tempo excêntrica, uma adolescente inteligente, amável e de opiniões fortes e um pré-adolescente carismático e muito experto. Eles vivem em um apartamento modesto e confortável o que nos leva a conhecer mais um personagem importante dessa narrativa, o vizinho intrometido que é dono do prédio e posteriormente se torna parte da família Alvarez.

Apesar de todos os personagens da série fazerem parte do mesmo núcleo cada um em algum momento desenvolve um enredo particular. Cada temporada centraliza o foco no drama de um dos personagens, sem deixar que a narrativa dos outros caia no esquecimento, dessa forma ao final de cada temporada fica uma deixa para o tema a ser tratado na temporada seguinte.

A exemplo disso pode se notar no final de uma das temporadas que tratava da reconciliação de Elena (a filha) com seu pai, que anteriormente não havia aceitado sua sexualidade, mas termina com o pai da garota que também é um alcoólatra em tratamento assim como Schneider (o vizinho) contando para Penélope (a mãe) que aparentemente o vizinho recaiu ao vício, isso acontece literalmente no último episódio da temporada e na seguinte acompanhamos Schneider ser pego bêbado por Alex (o filho) e Lídia (a avó).

O homem encontra na família Álvares uma rede de apoio para recomeçar o tratamento do zero e lidar com tudo que o levou a regredir. Pode ser concretizado que é dessa mesma forma que os integrantes da série lidam com o drama de todos os personagens, se juntando e o apoiando e no fim sempre fica um aprendizado que lhes amadurecerá em algum aspecto.

One day at a time aborda vários assuntos socialmente importantes de maneira leve, didática e divertida, contudo, a sitcom trata principalmente da importância da família, da relação de amor, união e compreensão, por mais clichê que possa ser, observar os integrantes da casa se envolvendo cem por cento para ajudar a carregar as bagagens do outro passa exatamente essa mensagem e mostra o que se espera das pessoas a quem chamamos de família e do lugar que chamamos de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário