sábado, 26 de novembro de 2022

Amanhã (2022)

Yara Adryelle Nascimento de Santana Souza

Amanhã é uma série lançada em abril de 2022, criada pela rede televisiva sul-coreana MBC e transmitida a nível mundial pela Netflix. Ela foi considerada (injustamente) pelo público coreano como uma das piores séries de 2022, mas mundo afora ela conquistou muitos corações e fez bastante sucesso. A série de 16 episódios que mistura fantasia e drama trata de forma leve, e ao mesmo tempo intensa, sobre o suicídio e traz à tona, em cada episódio, histórias de pessoas depressivas e que estão prestes a tirar a própria vida. Além do suicídio, a série traz temas polêmicos e que são considerados tabus pelo público coreano, o que justifica a rejeição. Histórias sobre violência sexual, anorexia, bulliyng e outras tramas tristes.

Choi Joon-Woon é um adulto que não consegue um emprego de jeito nenhum. Após voltar de uma entrevista de emprego fracassada ele pensa em se matar, mas muda de ideia, no entanto, vê um senhor tentando pular de uma ponte e tenta impedí-lo, mas acaba caindo na água no lugar do outro. Choi fica em coma e é convocado por uma instituição que cuida das almas de pessoas mortas a se juntar à uma equipe que trabalha para evitar suicídios, ele aceita para diminuir seu tempo em coma. Na equipe está Goo Ryeon, uma mulher que na última vida, durante a dinastia Joseon, se suicidou por causa dos julgamentos da sociedade em que ela vivia por causa de um incidente. E Lim Ryung-gu, um homem que na vida passada perdeu a mãe, que foi violentada, para o suicídio. Os dois têm motivos pessoais para lutar para que as pessoas não tirem suas próprias vidas. É uma equipe pequena e marginalizada entre as outras equipes de ceifadores. O líder dos ceifadores Park Joong-gil, está sempre tentando prejudicar a pequena equipe liderada por Goo Ryeon, os dois vivem em constantes conflitos. Park Joong-gil não se lembra, mas ele fez parte do passado de Goo Ryeon e sofreu muito com sua partida. Choi Joon-woon, Goo Ryeon e Lim Ryung-gu recebem a cada episódio a missão de salvar alguém, eles se infiltram na vida das pessoas, descobrem seus problemas e tentam ajudar para evitar o suicídio.

Essa série mexeu comigo mais que qualquer uma em toda a minha vida. Eu ri, eu chorei, eu aprendi, lavei a minha alma, morri e renasci. Quando uma série faz tudo isso comigo costumo dar 5 estrelas para ela. Mas vamos às avaliações… essa série possui um roteiro bem básico por se tratar de representar casos reais de depressão, então foi fácil prever o que aconteceria em cada episódio. Me deu raiva e ao mesmo tempo me deixou um gostinho de quero mais quando a história de Goo Ryeon e Park Joong-gil foi inserida na trama e não tiveram um final fechado, por mim, poderia ter uma série só deles, ou uma segunda temporada continuando a história deles. Os episódios que mais me levaram às lágrimas foram o do cachorro, o do herói de guerra e o das mulheres de conforto, mas chorei em todos os outros também. O figurino, os cenários e os efeitos de edição deram um toque surreal para a série e nos resgatou da verdade crua das tristes histórias. É uma série muito boa para ver e rever sempre que se sentir triste ou sem esperança ou simplesmente por ver mesmo. Eu assistiria várias e várias vezes e choraria em todas elas.

Amanhã é uma série injustiçada, ela mostrou a verdade e mostrou que a Coreia do Sul não é um mundo encantado como os doramas bobinhos levam a crer. Em todo canto há depressão, em todo canto há violência e há tristeza, mas viver e seguir em frente é importante. A série mostra como o amanhã é precioso e que devemos continuar vivos para vivê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário