quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Elena

 

Sofia Júlia Costa da Silva

Elena é um filme documental de Petra Costa que resgata de forma delicada e melancólica a memória de sua irmã Elena. A relação das irmãs era muito pautada na arte, considerando que Elena atuava e Petra se tornara cineasta, logo o documentário se enquadra no poético, e é esteticamente agradável.

Apesar de difícil de digerir devido a delicadeza do tema abordado, Petra vai contando a história com leveza, de forma que percebo a imersão quando as lágrimas começam a escorrer. Elena gravava fitas, e no processo criativo do filme, Petra as ouve, o que torna a narrativa uma comunicação para além do material com a memória de sua falecida irmã, uma espécie de co-participação no filme, já que por vezes ouvimos a voz de Elena e em seguida a da diretora. Ao mesmo tempo que conversa com sua irmã morta nas abstrações do tempo e espaço que criou em seu filme, Petra também conversa com o espectador, quase como uma súplica abafada pelas entrelinhas da história que está contando, súplica essa para que não existam outras Elenas.

Ao fim do filme, sinto uma falta imensa de Elena -filme e personagem-, que não chega perto da que Petra sentiu, mas me apego à personagem, e como aconteceu com sua irmã, cai a ficha que ela jamais voltará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário