sábado, 26 de novembro de 2022

The Crown

‘Gunpowder’: The Crown – Temporada 5, Episódio 8

Talles Andrade 


A quinta temporada do aclamado drama da Netflix retorna com mais munição do que nunca. Numa temporada cercada de escândalos e culpa, The Crown se transforma numa verdadeira novela familiar.

Criticada pela dramatização exagerada de fatos históricos, a série não deixa de entreter seu público-alvo, uma vez que consegue humanizar os dramas que rodeiam a Família Real Britânica.

Este episódio tem um papel ainda maior: expor publicamente como a Princesa Diana sobreviveu a todos os anos de silenciamento da Monarquia enquanto buscava levar sua verdade ao mundo, recriando sua polêmica entrevista dos últimos anos de sua vida. Abordando, também, o papel da BBC, veículo que, como relatado no episódio, só existe por conta de intervenção real, mas, ao mesmo tempo, foi responsável pela divulgação de uma das maiores críticas a esse sistema.

Como mencionado, a série tenta humanizar cada ponto de vista da Família Real, o que, às vezes, gera representações duvidosas. Não é difícil notar o papel do Príncipe Charles como antagonista, com seu caráter questionável refletido da vida real, principalmente na quarta temporada, porém, na atual, há uma tentativa de criar um arco de redenção para ele, visto no quinto episódio, “The Way Ahead”. Fenômeno parecido acontece com o Príncipe Phillip no episódio anterior a esse,

“Annus Horribilis”, no qual ele prova sua lealdade à Rainha Elizabeth II enaltecendo-a em meio a críticas.

A própria Rainha, que passou as temporadas iniciais sendo enquadrada como vítima de um sistema arcaico que não respeita sua existência humana, vai de vítima à vilã neste episódio, ao acusar a Princesa Diana de distorcer sua história para manchar a imagem da Família Real — quase um paralelo à situação de sua irmã, a Princesa Margareth, também trazida à tona nessa temporada — adicionando mais lenha à fogueira que tenta iluminar a Família Real como o problema.

Com a forte participação da BBC quase como um personagem, o episódio vai além do drama Real e adentra questões de comunicação pública e questiona o verdadeiro papel da emissora, que, na época, começava a perder espaço para emissoras comerciais e a própria TV fechada.

Com interpretações estrelares, a série continua a tirar o fôlego com recriações de eventos históricos. O fato de já sabermos o que irá acontecer não anula a sensação de angústia e empatia com os personagens, uma vez que, através da dramatização, estamos tendo acesso a um lado mais íntimo e empático de cada um deles, apesar de ficcional, algo curioso dessa polêmica produção tão renomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário