quarta-feira, 30 de novembro de 2022

The Proposal

 


Karolina Trindade da Costa 

Um dos melhores filmes Enemies to Lovers que o cinema já viu! The Proposal, ou A Proposta, como estamos habituados a ouvir no Brasil, é um dos filmes mais conhecidos da Diretora Anne Fletcher. Lançado em 2009, o filme é uma escolha ideal para os amantes da boa e velha comédia romântica. Ele conta a história de Margaret Tate (Sandra Bullock), uma poderosa editora de livros que corre o risco de ser deportada para o Canadá, e para poder permanecer em Nova York, ela diz que vai casar com Andrew (Ryan Reynolds), o seu, até então, assistente. O jovem aceita ajudá-la, mas impõe algumas condições, como ser nomeado editor na empresa e, também, ir ao Alasca para que Margaret conheça a sua família, que por sinal não é nada convencional.

Uma das características que fazem o filme ser muito especial é a unidade e protagonismo de todos os personagens em cena, mesmo que secundários. Em um filme com Sandra Bullock e Ryan Reynolds, espera-se que os personagens coadjuvantes não se destaquem muito, mas não é o que acontece nesse filme!

Além de darem total apoio para o protagonismo dos personagens principais, eles se destacam de maneira pontual. Um exemplo é o personagem do Oscar Nunez, o Ramone! Quem assistiu o filme sabe como ele é um dos personagens mais cativantes da narrativa.

Outro fator que podemos comentar é a leveza que existe no romance apresentado entre os personagens principais. O filme como um todo não apresenta cenas de beijos demorados ou cenas muito “quentes” para embasar a ideia de um filme de romance. Mas existe uma química de implicância, e até mesmo uma troca de vulnerabilidade entre os personagem que completa todas as lacunas que poderiam ter sido deixadas por esses elementos. Uma história de romance completa e fácil de entender sua construção sem precisar apelar muito para fatores mais sensuais.

E o que podemos dizer da cena pós créditos do filme? uma obra de arte! Impossível pular ou assistir sem dar gargalhadas. Nesse pós créditos a trilha sonora também se destaca muito! A música It Takes Twoum do Rob Base e DJ E-Z Rock, que é citada anteriormente, em uma conversa dos dois, onde Margaret fala que foi o primeiro show que ela foi na vida, a cena acaba com os dois fazendo um dueto fofo e desafinado. Essa cena é uma das viradas para o romance, que até então era falso, se tornando um interesse real para os dois. Acredito que foi intencional colocá-la no final do filme para fazer uma ponte e lembrar do momento em que os dois se apaixonam.

O filme é descontraído, ótimo para assistir em uma sexta à noite e descansar de uma semana corrida! Poderia facilmente ser um filme de Natal, mas infelizmente não é. Vale a pena assistir e repetir a dose!

Nenhum comentário:

Postar um comentário