terça-feira, 18 de novembro de 2025

UMA BATALHA APÓS A OUTRA


THIAGO ROGÉRIO PEGADO ARAÚJO

Adquirir consciência política pode ser um processo bastante doloroso. Muitas vezes, caímos em um caminho sem volta e, nesse caminho, a esperança e a desesperança acabam brigando constantemente para ver quem fica por cima. Uma Batalha Após a Outra (2025), o novo filme do Paul Thomas Anderson, famoso diretor de Magnólia (1999) e Sangue Negro (2008), nos apresenta uma história que dialoga justamente sobre essa questão, além de construir uma narrativa, sem arrodeios, sobre as batalhas que decidimos travar.

O enredo é baseado no livro Vineland, de Thomas Pynchon, e conta a história de Bob Ferguson (Leonardo Dicaprio), um revolucionário que se desloca da luta armada para se esconder com sua filha, Willa (Chace Infiniti), de um coronel supremacista branco, interpretado por Sean Penn. Dezesseis anos depois, o agora alcoólatra, paranóico e ainda perseguido Bob, precisa correr contra o tempo para manter a salvo a sua filha e alcançar uma paz que talvez nunca chegue.

É partindo dessa premissa que PTA (Paul Thomas Anderson) esmiúça, ao longo de quase três horas de duração, sobre o impacto do ser humano no mundo e suas consequências. Esse impacto, e tudo que circunda as ações motivadoras dos personagens no filme, são acentuadas por um roteiro firme, mas caricato. O diretor consegue separar os ideais dos heróis e dos vilões na narrativa, mas peca ao representar uma luta armada inconsequente e amadora em um cenário complexo e retaliativo. Quase como se os protagonistas estivessem brincando o tempo todo.

Ele considera, a nível de exemplo, que os membros em um grupo de heróis, ou naqueles que possuem um ideal mais nobre, existem pessoas que estão ali mais pelo fetiche da adrenalina e da violência, do que pela luta de um grande ideal. Que a completude interna só depende diretamente do extermínio do outro. A crença ilusória que só terão paz quando o inimigo for eliminado. É um filme longo, mas bastante frenético, com muita ação, humor e atuações hipnotizantes e que merece ser visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário